domingo, 20 de novembro de 2011

Atividade 2.3 e2.4

Conceituando Hipertexto

No decorrer da nova história, nos primórdios do tempo, começamos com as narrativas orais, depois para as narrativas escutas e hoje estamos na era da hipertextualidade e na era tecnológica.
Vimos que a história se movimenta e muda no decorrer do tempo, ela inventa e se reinventa ao mesmo tempo. Como estamos vivendo na era do hipertextos podemos utilizá-los para termos acesso aos mais diferentes assuntos e diversos propósitos. Com o hipertexto temos informações de forma organizada , com diferentes efeitos, esta nova mídia é uma realidade inegável.
MORGADO, 1998, diz que instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos para apoiar e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Para os professores hipertexto se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministra simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos:
Permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando sua organização e compressão.
  • Permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes.
Os hipertextos também tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas,abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
É importante termos hoje educadores comprometidos e com desafio de estimular a consciência crítica para que todos os recursos desse novo mundo, sejam utilizados a serviço da construção de uma humanidade nova, com ase nos critérios de justiça social e respeito à dignidade.

“A mais nobre aquisição da humanidade é a fala
, e a arte mais sútil é a escrita.” Astle

Nenhum comentário:

Postar um comentário